Tudo mudou e está (a mudar)- Norte, Portugal

 

 

 Quando eu estava no Brasil a ansiedade tomava conta de mim por causa da viagem, era uma sensação de medo com sensação de recomeço, largar tudo e começar do zero é um passo de coragem enorme e eu tenho orgulho de mim mesma por isso. 

Pesquisei inúmeros vídeos na internet para saber como era, cada um tinha sua experiência e seu relato podia ser bom ou ruim, mas sou grata por poder dizer que a minha experiência até aqui está sendo boa. Quando vim com o meu marido nós combinamos de dividir o aluguel junto a mãe dele e sua prima, assim o aluguel sairia mais barato, pois aqui está muito caro. 

Minha maior preocupação era de encontrar trabalho, mas desde a primeira semana de chegada, nós procuramos incansavelmente e conseguimos um trabalho a 20 minutos de distância de carro, nos adaptamos bem ao trabalho. 

A cultura aqui é totalmente diferente do Brasil, mas você se acostuma rápido, senti que fomos bem acolhidos pelos conterrâneos e nos ajudaram muito com tudo que precisássemos. Posso dizer que em 9 meses já aprendi muito e refleti muito, algumas coisas tiveram que ser mudada para nos adaptarmos, por exemplo algumas palavras como “banheiro” viraram “casa de banho”, ônibus virou “autocarro” entre outras palavras que mudam aqui. 

Tiveram muitas lutas sim, algumas noites perdidas de sono e preocupações. Mas é a vida de imigrante, nunca sabemos o que vai acontecer, somos como camaleões e mudamos o tempo inteiro. A força de vontade de mudar uma realidade é a nossa dose diária, no Brasil infelizmente muitas coisas eu não tinha condições e aqui, claro, com muito suor aos poucos estamos conseguindo. 

Uma das coisas que mais me surpreendeu foi a segurança e a educação no trânsito, posso andar à vontade com o celular na mão e atravessar tranquilamente uma faixa de pedestre. E claro, o poder de compra, as coisas estão muito caras, mas ainda sim dá para comprar coisas que eram muito caras no Brasil. 

Eu tenho orgulho de chegar aqui e falar que sou brasileira, pois é o meu país de origem, tem muitas coisas a ser mudadas (muitas mesmo, até de mais ahahhaha), mas muitas coisas também temos orgulho de falar, por exemplo: o SUS, as bolsas de universidades para estudar e etc. Não temos que falar mal de nosso país, estamos aqui na europa em busca de um futuro melhor, mas temos que torcer e estar por dentro das melhorias que nosso país de origem oferece. 

Enfim, Brasil e Portugal amo vocês ❤

Deixe um comentário